Translate this Page

os Elementos

Elementos 


Sabemos que a Astrologia trabalha com os quatro elementos, Fogo, Terra, Ar e Agua, que estão presentes em qualquer ser da natureza.

Como é que se formam os elementos?

Para formar os elementos, partimos de quatro unidades primitivas presentes na natureza que são quente, frio, úmido e seco. E a cada uma delas, associamos os sinais de positivo e negativo, que significam um funcionamento mais masculino ou mais feminino, mais ativo ou mais passivo, mais "yang" ou mais "yin", como se diz em linguagem taoista, no mundo oriental.






Acreditamos que o gráfico abaixo descreve bem como elas se relacionam, além de representar claramente a união de duas a duas, para dar origem aos quatro elementos básicos da Astrologia.




O Fogo:
É formado das qualidades primitivas quente e seco, com três sinais de mais e um de menos, que o fazem um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.


A Terra:
É formada das qualidades primitivas fria e seca com dois sinais de cada, sendo considerado um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.


O Ar:
É formado das qualidades primitivas quente e úmido, com dois sinais de cada, sendo considerado um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.


A Água:
É formada das qualidades primitivas fria e úmida com três sinais de menos e um de mais, que o fazem um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.



Assim sendo, temos agora constituídas as quatro naturezas fundamentais - fogo, terra, ar e água. Não devemos confundir esses conceitos com os elementos químicos.


E o que significam os quatro elementos?

Os elementos Fogo, Terra, Ar e Água descrevem funções básicas da personalidade: a intuição, a sensação, o pensamento e o sentimento, respectivamente.

• Fogo é intuição ou a capacidade de antecipar o futuro através de imagens e insights. Entendimento imediato ou não de qualquer situação.

Os signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário.


• Terra é sensação ou a capacidade de lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de expressar suas sensações ou sentidos físicos.

Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricómio.


• Ar é pensamento maior/menor capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior/menor interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar.

Os signo de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário.


• Água é sentimento maior ou menor capacidade de expressar sentimentos e emoções, maior ou menor capacidade de envolvimento com pessoas, ambientes e atividades.

Os signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes.





Vamos conhecer um pouco mais os elementos?

Tradicionalmente divididos em 2 grupos:

(Yang) - Fogo e Ar - masculinos, ativos, doadores e auto-expressivos. Operam de dentro para fora, são auto-centrados.

(Yin) - Água e Terra - femininos, passivos, receptivos e auto-repressivos. Operam de fora para dentro, a partir do mundo externo.

     OFERTA HOTMART

CHAKRAS DOS CÃES E GATOS

CURSO ONLINE
- 1 ano de acesso -
Todo conteúdo disponível de uma vez.
Logo após a confirmação da sua inscrição você já pode começar a assistir quando e quantas vezes quiser.