Translate this Page

O Signo Ascendente

O Ascendente é um dos fatores mais complexos do mapa astrológico. Representa o impulso inicial para a vida, o momento do nascimento, o primeiro choro do bebé. Mostra a qualidade do nosso primeiro contato como o Mundo, a primeira vez que "tocamos" a Vida.

Neste ponto inicia-se o primeiro quadrante, no qual o indivíduo vai perceber aquilo que é, o seu valor e a capacidade de interpretar o mundo.

O signo que se encontra no Ascendente indica a primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas. Pode igualmente dar-nos pistas sobre o aspecto físico, a "máscara" exterior (tanto física, como emocional e intelectual) e alguns pequenos hábitos e maneirismos pessoais.

Planetas conjuntos ao Ascendente vão também ter uma importância primordial na expressão imediata da personalidade.

A presença de um planeta muito próximo do Ascendente pode mesmo tornar-se a característica mais óbvia da personalidade, ofuscando até o próprio signo ascendente.

É por esta razão que encontramos, por exemplo, indivíduos com ascendente em Aries que, em vez da tradicional impulsividade e assertividade, têm um aspecto comedido e até mesmo um tanto receoso. Um Saturno próximo do Ascendente (entre outros fatores) pode ser o "causador" desta retenção das energias do Aries.

Num outro exemplo, podemos encontrar alguém que tem ascendente Virgem e que, em vez da reserva e precisão próprios deste signo, avança para a vida com inesperado otimismo e expansividade. A presença de Júpiter próximo Ascendente, poderá ajudar a compreender a extroversão e o gosto pela aventura numa pessoa de quem, à partida, se esperaria um comportamento modesto, cuidadoso e pormenorizado.

Outro aspecto a levar em conta é o planeta que rege o signo ascendente. A sua posição por signo e casa vai acrescentar dados importantes sobre a expressão imediata da personalidade.

Assim, se alguém com Ascendente Gémeos tiver Mercúrio (regente do Ascendente) em Touro, a natural expressão geminiana, conversadora e "leve", será moldada pelo sentido prático do Touro, tornando-se mais comedida, moderada e concreta.

Se Mercúrio estivesse em Aquário, haveria um toque muito mais acentuado de comunicação e de velocidade do pensamento. Em Câncer, a comunicação geminiana seria colorida pelos sentimentos e imaginações próprias do primeiro signo de água.

Em resumo: ao considerarmos o Ascendente, há que levar em contra todo um conjunto de fatores a ele associados:

1- o signo Ascendente

2- os planetas que se encontrem próximos (cerca de 10º antes ou depois) do Ascendente

3- o planeta regente do signo Ascendente (segundo a sua posição por signo e casa)

Só assim teremos uma visão correta deste importante fator de interpretação astrológica.

 

Veja as Características conforme o Ascendente

 

Áries 
As pessoas nascidas sob o ascendente Áries são geralmente corajosas, otimistas e energéticas. Eles são ambiciosos, enfrentam cada desafio e são nomeados líderes. Eles tomam suas decisões espontaneamente, já que não podem esperar. Muitas vezes seus planos são antecipados e chegam a nada. Mas você não deve dizer a eles! Porque essas pessoas não podem aceitar uma crítica, embora gostem de criticar os outros. Regente em Marte o leva a manter seu ambiente em movimento. 


Touro 
As Pessoas com ascendente  Touro são calmas, controladas e tolerantes. Eles se dão bem com todos de acordo com o ditado "Se você não me machucar, eu não te machuco também". Por natureza, eles são um pouco desconfiados e precisam de tempo para ter confiança e segurança. Em um ambiente seguro, eles ensinam sua infinita paciência. Eles são ótimos no mundo dos negócios,corretos, e não mudam de opinião facilmente. Pessoas com Regente em Venus trazem amor,dinheiro e felicidade para quem com Ela convive.


Gêmeos 
Pessoas com ascendente Gêmeos são conhecidas como sociáveis, habilidosas e superficiais. Eles geralmente têm um grande círculo de amigos e sabem como se tornar essencial. Mas seus relacionamentos são geralmente superficiais. Em grandes festas, eles são o centro das atenções. Infelizmente eles perdem o interesse rapidamente e geralmente não terminam nada. Há tantas coisas novas para descobrir! Eles sempre oferecem sua ajuda, mas geralmente ficam na oferta. Com suas desculpas engraçadas, ninguém pode guardar rancor. Pessoas com Regente em Mercurio trazem muito movimento ao seu ambiente sem produzir qualquer mudança, em si.


Câncer 
Pessoas com Ascendente  Câncer são sentimentais, com humor mutável e são sempre cuidadosas com o que fazem e dizem. Às vezes eles são muito tímidos, entendendo sua sensibilidade, eles precisam muito se abrir. Mas, se necessário, eles podem ser muito corajosos, especialmente se for para proteger alguém. Eles gostam de ajudar e ouvir os outros, mas você também tem que ser paciente com eles, porque eles mudam radicalmente de humor. Suas decisões são feitas com o coração, que em princípio é bom, mas não tem lógica. As pessoas com Regente na Lua absorvem os sentimentos dos outros, mas se sentem à vontade em casa.


Leão 
Pessoas com ascendente  Leão são conhecidas como autoconfiantes, teimosas e gozam a vida. Eles gostam de  chamar toda a atenção para si. As pessoas ficam impressionadas com tanta energia de vida tendo por eles muito respeito. Eles são bons atores e sabem impressionar. Mas seus amigos sempre encontram alguém que saiba ouvir e ajudar. Eles amam o sol e a natureza, riem e falam. As pessoas com o regente em Sol trazem novas energias ao seu ambiente e são consultadas para resolver problemas e desordem aleia.


Virgem 
As pessoas com ascendente Virgem são geralmente operárias e ordenadas. A ordem e disciplina é muito importante para eles e eles criticam rapidamente se algo não está em ordem. Eles também podem ser criticados pelos outros por serem formais de mais. Apesar disso, pode acontecer que eles percam os nervos. Eles sempre encontram trabalho porque aprendem rápido. Pessoas com Regente em Mercurio trazem ordem para o seu cotidiano e são frequentemente admiradas.


Libra 
Pessoas com Libra ascendente são sociáveis, harmoniosas e um tanto vãs. Suas boas maneiras, gentileza e nobreza  os tornam muito populares. Eles gostam de estar no centro das atenções, mas escondem suas ambições sob um manto de modéstia. Às vezes eles falam sobre grandes coisas e dão conselhos, mas eles não os seguem por si mesmos. É difícil encontrar um ponto fraco neles, mas uma vez encontrados eles podem entrar em colapso. Pessoas com Vênus como Regente trazem harmonia e cultura ao ambiente que é apreciado.


 Escorpião 
Pessoas com ascendente  Escorpião são apaixonadas, profundas e um tanto controladoras. Eles impressionam seus afetos e mais chegados  para que possam reagir fascinados ou deslumbrados. Mas isso não os incomoda, eles são bem seguros de si mesmos. Sua própria personalidade e individualidade é muito importantes para eles. Eles são geralmente totalmente absorvidos pelo seu trabalho ou hobby. Às vezes eles parecem sérios e um tanto misteriosos porque estudam as profundezas das pessoas. O Regente Plutão os faz desafiar seu ambiente.


 Sagitário 
As pessoas com ascendente em  sagitariano são autoritárias, justas e ambiciosas. Eles são respeitados por todos, pois fazem tudo por convicção e metas idealistas, levando em conta as possibilidades reais. Eles são líderes natos e geralmente obtêm altos cargos em sua profissão. Apesar de ser visto como generoso e aberto, eles são muito exigentes. Eles odeiam mentiras e meias verdades. Eles sempre conseguem o que querem, inspiram confiança e segurança e esperam reconhecimento. Se não forem respeitados, podem ser coléricos. As pessoas com o Regente em Júpiter trazem fé e seriedade ao ambiente que as confia. Eles aproveitam essa confiança.


 Capricórnio  
Pessoas com Ascendente Capricórnio são introvertidas, sérias e ambiciosas. Eles não gostam muito de sair e às vezes não estão de bom humor. Sua própria independência é muito importante para eles. Às vezes eles têm o papel de outsider na sociedade. Cada passo que dão eles pensam sobre isso antes. Eles trabalham silenciosamente até conseguirem alcançar seus desejos. São ambiciosos e respeitados quando conseguem ser bem sucedidos no mundo dos negócios. Pessoas com regente em  Saturno trazem seriedade e aplicação ao ambiente.


 Aquário 
As pessoas nascidas sob o ascendente Aquário são autoconfiantes, idealistas e reformistas. Eles tendem a ter um grande magnetismo, às vezes eles vivem em um mundo ilusorio. Com seus discursos, eles querem mudar o mundo, mas geralmente não mudam nenhuma verdade, mas pelo menos dão uma nova esperança ao seu ambiente. Com todos os seus planos, geralmente não há tempo para as coisas cotidianas, então eles parecem sérios aos olhos dos outros. Pessoas com  Regente em Urano trazem novas idéias para o ambiente e fazem você pensar. Este ascendente é muito incomum.


 Peixes 
Pessoas nascidas sob Ascendente Peixes, são românticas, sonhadoras e gostam de ajudar. Eles parecem viver em outro mundo. A realidade parece muito barulhenta, não romântica o suficiente. Exteriormente, eles são pessoas boas e parecem um tanto impotentes, embora geralmente seja uma maneira de chamar a atenção. Eles geralmente são artistas, músicos ou atores. Pessoas com Regente em Netuno  trazem algo misterioso ao seu ambiente e ninguém realmente as entende.


Publicidade